quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Nota reveladora do conflito de interesses entre ser jornalista e estar assessor de imprensa

Começo fazendo um clipping da nota que saiu na coluna do Ancelmo Góis de hoje, n'O Globo:

Inimigo ao lado

Ontem, o senador Álvaro Dias
ficou um tempão falando
com uma pessoa com crachá de
imprensa sobre os planos dos
tucanos na CPI da Petrobras.

Era uma jornalista contratada

pela assessoria da estatal.

Resumo da lição dada por um mestre dos coleguinhas: esta atitude da assessora equivale a um ato de espionagem.

Pano rápido

Parece que a Petrobras, além de toda a carga dramática que traz desde Monteiro Lobato e Getulio Vargas, passa, agora, a paradigma de práticas - boas e ruins - de relações públicas e assessoria de imprensa em particular. Será que aprenderemos?

Relacionamento com a imprensa em dez lições:

1. Lugar de exercício de jornalismo é veículo de imprensa.

2. Quando um jornalista "muda de lado", passa a fazer comunicação empresarial (está aí a ABERJE* para confirmar).

3. No mundo civilizado, quando um jornalista faz comunicação empresarial, lhe é vedado continuar atuando paralelamente em redações, como acontece no Brasil.

4. Assessoria de imprensa é especialidade (e até sinônimo) de relações públicas no mundo inteiro - o que evita, ou pelo menos minimiza, o conflito ético de interesses. Cada perfil na sua.

5. Todo executivo quer sair bem na foto.

6. Logo, todos querem um jornalista para chamar de "seu".

7. E esperam que ele, com tráfico de influência, minimize os problemas e enalteça as virtudes - suas e de sua organização.

8. Isto vem mudando há décadas - pelo menos duas - mas alguns executivos ainda acham que funciona. E não é que, às vezes, ainda funciona?

9. É preciso jogar luz sobre as tais "relações com a imprensa", um tema especializado. Ninguém melhor que os estudiosos do Jornalismo e das Relações Públicas. Na escola - não é o único lugar - se aprende.

10. E deixar claro para todos o que se está fazendo, ou seja, no case acima, NUNCA a jornalista, sem ser da imprensa, deveria ostentar um crachá de "imprensa" - e, por isso mesmo, não deveria ter acesso ao plenário do Senado Federal.

Estar jornalista não é um condão. É uma condição. Jornalista não é só canudo, mas formação e conduta ética. Jornalista fora de jornal não faz jornalismo. Faz outra coisa.

Aconteceu, mas não virou manchete

Tive oportunidade de prestar consultoria a uma diretoria da Petrobras. Sob a "chefia" de um jornalista. Desses que não estão mais em jornais, mas cheio de amigos em jornais. Por isso o seu cargo.

Não sossegou enquanto não mudou o nome do "boletim interno Tal" para "Jornal de Tal". E tascou um "editor-chefe" depois do seu nome. E ainda mandou ver um número de carteira de trabalho. Estranho... eu também tenho uma, mas nunca escrevi o seu número em minhas produções...

Inventou com seus colegas uma "redação" e pediu-me uma "matéria" com determinado executivo. Recomendou:

- Leve o gravador!

Eu, que não sou jornalista, mas faço consultoria empresarial há trinta anos, redargui:

- Mas isto pode inibir o executivo... sei tomar notas taquigraficamente...

Ele respondeu, ríspido:

- É norma. Assim podemos ter uma prova do que escrevemos!

Eu:

- Prova? Estamos em alguma investigação? E depois, posso mostrar ao executivo o resultado da nossa entrevista para ele conferir.

Ele:

- Claro que não! Não se dá essa satisfação a entrevistado!

Eu:

- Mas o boletim, desculpe-me, o jornal, é do departamento - ele próprio sugeriu a "pauta". Só vamos publicar o que interessa a ele que seja publicado.

Ele:

- Só não use o gravador se o executivo não autorizar!

Fiquei aliviado. Nunca usei o tal gravador. Todos os executivos, sem exceção, pediam-me para que as entrevistas não fossem gravadas. Ficavam pouco à vontade... óbvio. E era um veículo interno da empresa, ora bolas!

Obs.: Esse meu "editor-chefe" usava um crachá em que estava escrito "jornalista" e não a função que ele exercia na Petrobras (mesmo num jornal de verdade os jornalistas não têm crachá estampado "jornalista", mas editor, redator, revisor...) e, para minha surpresa, quando levou-me ao executivo a ser entrevistado, apresentou-me assim:

- Esse aqui é o Marcondes, nosso repórter...

- Ai, ai.

* Sigla original da entidade Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresa, hoje Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Nenhum comentário: